Análise de Solos

A análise de solo é um processo importante para determinar as características físicas, químicas e biológicas do solo, a fim de tomar decisões sobre como melhorá-lo para atender às necessidades de um determinado cultivo.

No Brasil, a existência da fertilidade natural para solos produtivos não é mais uma necessidade, já que a tecnologia moderna, com o uso de fertilizantes e corretivos, tornou produtivos solos antes considerados impróprios para a produção agrícola.

Entre os tipos de análise de solo, destacam-se:

  • Análise química da fertilidade do solo

A análise de fertilidade é uma análise de solo de grande importância para a produção agrícola.

A partir dos resultados obtidos na análise de fertilidade do solo que deve ser realizada a recomendação da adubação e calagem (adição de calcário para corrigir a acidez do solo) na área a ser plantada.

Nessa análise também se efetua a determinação dos macros e micronutrientes, além de Alumínio (elemento tóxico às plantas) e do pH do solo.

  • Análise química para fins de classificação do solo

Destina-se a caracterização física e química em todos os aspectos de interesse da pesquisa básica em Ciência do Solo, e também para fins práticos de uso, manejo e conservação de solos.

Dentre as análises realizadas, contam-se o ataque sulfúrico, a condutividade elétrica e a determinação de carbonatos e sulfatos. Essas análises não são realizadas nas análises de rotina de fertilidade do solo. São poucos os laboratórios fazem esse tipo de análise.

Além destas, também são feitas as determinações de carbono orgânico e total, nitrogênio e complexo sortivo, além de várias outras análises utilizadas para caracterização do tipo de solo, por exemplo.

  • Análise física

O conhecimento das características físicas dos solos é muito importante para subsidiar o manejo de uso e ocupação das terras. Incluindo a longevidade das lavouras e recuperação de áreas degradadas.

Algumas características analisadas são:

  • Análises granulométricas;
  • Densidade do solo e de partículas;
  • Porosidade (macro, micro e total);
  • Condutividade hidráulica;
  • Retenção de umidade;
  • Estabilidade de agregados;
  • Limite de liquidez, plasticidade e superfície específica.

O mais comum de ser solicitado na análise de solo é a análise granulométrica, para se determinar os teores de areia, silte e argila da área.

Serviços com um alto nível de qualidade, com o melhor atendimento de acordo com as suas demandas.

Fale com um especialista!

Esse site usa cookies. Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Política de Privacidade